Recomendações para um registro fotográfico de feridas claro e preciso
A fotografia digital de feridas permite documentação precisa do status das feridas do paciente, sendo uma ferramenta auxiliar para descrição da lesão e deve ser usada em conjunto com a avaliação da área da ferida.
Antes de começar: É importante estabelecer uma rotina fotográfica, que se inicia com a assinatura do termo de consentimento do paciente.
- 1 - Use uma câmera digital ou um celular de sua propriedade. Defina a hora e a data na câmera ou na foto do celular.
- 2 - Remova objetos que possam desviar a atenção da ferida.
- 3 - Utilize fundo com cores monocromáticas neutras, como verde, azul, cinza e negro, que absorvem as sombras provocadas pela luz do flash. Evite tecidos brilhantes.
- 4 - Utilize sempre que possível, o flash eletrônico, pois a potência da cor é constante. Mantenha o ambiente iluminado.
- 5 - Se o maior eixo da imagem for vertical, posicione a câmera no modo retrato. Se horizontal, no modo paisagem.
- 6 - Posicione a câmera paralelamente ao plano da pele. Na posição inclinada a profundidade de campo pode ser facilmente perdida.
- 7 - Centralize a ferida. Ela deve ocupar a maior parte do espaço retangular disponível no visor da câmera.
- 8 - Posicionar a câmera a uma distância entre 20cm e 30cm da ferida.
- 9 - Evite utilizar o zoom digital. A aproximação e ampliação real reduzem a possibilidade de falta de nitidez.
- 10 - Nas fotografias demonstrativas de seguimento (antes e depois), tente reproduzir fielmente na segunda os ajustes, iluminação e posicionamento utilizados no primeiro registro.
- 11 - Inclua dados do paciente na 11fotografia: iniciais, data da foto, localização da ferida. Ao utilizar régua, a posicione 1cm abaixo da ferida.
- 12 - Salve e armazene com segurança.
Quer ter esse conteúdo? Clique aqui e baixe o guia!
Referências Bibliográficas: 1-FVallarelli AFA. Critérios para submissão de fotografias. An Bras Dermatol. 2011;86(2):212-4. 3-Nielsen E, Ketchen R. Clinical Digital Photography: Tips and Techniques for Community Nurses. Wound Care Canada. 2014; 14(1): 14-25.